O que são carências e como elas funcionam?
Carências são os prazos que você precisa esperar, a partir da data da vigência para poder utilizar determinados serviços. A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) estabelece prazos máximos, que podem variar de acordo com o procedimento:
- 24 horas: Casos de urgência e emergência (acidentes pessoais ou complicações graves de saúde que exigem atendimento imediato).
- 180 dias: Consultas, exames simples e especializados, internações e cirurgias em geral.
- 300 dias: Parto a termo (parto que ocorre a partir da 38ª semana de gestação).
- 24 meses (2 anos): Para doenças e lesões preexistentes (DLP), que são aquelas que o beneficiário já sabia que tinha ao contratar o plano.
Existem algumas diferenças:
- Planos individuais ou familiares: há aplicação de carência. (lembrando que pode ter diminuição ou até meus isenção de algumas carências)
- Planos coletivos empresariais:
- Com até 29 beneficiários: poderá haver aplicação de carência.
- Com 30 ou mais beneficiários: isenção de carência desde que o beneficiário solicite o ingresso em até 30 dias da celebração do contrato ou da sua vinculação à empresa contratante.
- Planos coletivos por adesão: há aplicação de carência. (lembrando que pode ter diminuição ou até meus isenção de algumas carências)
Importante:
No caso dos planos de saúde contratados antes de janeiro de 1999, as regras de carência obedecem ao disposto em cada contrato.
É importante verificar as carências específicas do seu contrato antes de precisar usar o plano para procedimentos mais complexos.
Voltar para mais perguntas